Sempre parceiros, fiéis e inseparáveis, animais de estimação merecem de seus tutores além do amor e atenção, cuidados de bem-estar, que se alinham com os mesmos critérios utilizados por eles na escolha de seus cosméticos. É de se esperar que esse tipo de consumidor, o tutor consciente, prefira para seus pets produtos veganos, não testados em animais e pautados no consumo consciente, que se alinha com o movimento de beleza limpa, que este consumidor utiliza no momento da compra de cosméticos para os seus cuidados pessoais.
Espera-se de um bom cosmético, daqueles do tipo “bom pra cachorro”, além do respeito ao meio ambiente, o respeito a fisiologia da pele de seu usuário. Cosmético bom para pessoas é também bom para o PET? Alguns fatores precisam ser considerados. O pH da pele humana pode ter uma variação entre 4,2 e 6,5 já nos cães essa variação ocorre entre 6,3 e 7,5, ou seja, um cosmético para humanos é muito ácido para os pets e isso pode causar principalmente desordem na microbiota cutânea, levando a coceira, irritações e dermatites. O número de ocorrências alérgicas é alto no mundo dos pets e isso direciona a demanda por produtos mais seguros e menos agressivos.
Outra questão importante é sobre o respeito a diversidade. As variações incluem opções de produtos para animais com pelos curtos, longos, claros, escuros, com tendência à oleosidade ou mais ressecados. Utilizar produtos direcionados ajuda a prevenir alguns problemas.
Com as mudanças de hábitos vivenciadas nestes últimos anos é relevante mencionar algumas ocorrências significativas para este mercado: o aumento de adoções de pets, com isso um aumento de novos consumidores, o crescimento pela opção por compra online e por novos produtos que atendam às necessidades de assepsia. Neste universo digital a linguagem visual é fundamental, mas o consumidor busca também por conteúdos com credibilidade sobre o produto e o seu uso, principalmente quanto a sua composição, eficácia e segurança.
Assim como no mercado de cosméticos para pessoas a vegetalização é uma tendência neste mercado pet, o uso de blends botânicos é uma opção assertiva para a criação de cosméticos sustentáveis, seguros e naturais. A combinação de opções botânicas pode entregar ação antisséptica, de acalmia ou para o controle de pragas.
Um cosmético bom para PET precisa além de criatividade, boas matérias primas, bons profissionais de P&D, muito respeito e carinho por aqueles que sempre estão do nosso lado e nos entregam o melhor sem pedir nada em troca.
Se você já trabalha com cosméticos PET ou não quer deixar de aproveitar esse mercado, deixe seu contato que nossa equipe entrará em contato em breve.